![](https://images.adsttc.com/media/images/559d/c5b6/e58e/ced8/0f00/0195/newsletter/portada_20367-preview_low_921-8_20367_sc_v2com.jpg?1436403108)
- Área: 2200 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Photoarchitecture
-
Fabricantes: Gradhermetic
![](https://images.adsttc.com/media/images/559d/c517/e58e/cedd/4d00/0174/newsletter/20393-preview_low_921-8_20393_sc_v2com.jpg?1436402950)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia principal do projeto era reconquistar o espaço por meio de uma melhor distribuição das construções a fim de criar uma escala amigável tanto no interior dos edifícios como nas áreas ao ar livre. A primeira ação foi reconsiderar o panorama atual para trazer funcionalidade às instalações exteriores, ou seja, criar espaços de qualidade e uma lógica de circulação dentro do local.
![](https://images.adsttc.com/media/images/559d/c4db/e58e/cedd/4d00/0173/newsletter/20379-preview_low_921-8_20379_sc_v2com.jpg?1436402891)
A constituição desta nova urbanidade converte-se na base de um espaço comum e poroso, possibilitando trocas com todo o campus. A natureza converte-se no vetor de uma nova e contemporânea urbanidade organizada ao redor de edifícios interconectados.
![](https://images.adsttc.com/media/images/559d/c380/e58e/ced8/0f00/018a/newsletter/20365-preview_low_921-8_20365_sc_v2com.jpg?1436402544)
Um dos desafios deste projeto foi a criação de uma obra sobre o conceito de filtro. Grandes brises verticais rompem o espaço e oferecem variações de sombra e luz, rompendo assim o espaço mm várias camadas para os pedestres dentro da escola.
![](https://images.adsttc.com/media/images/559d/c39a/e58e/ced8/0f00/018b/newsletter/Honore_de_Balzac_Highschool_NBJ_Architectes_master_plan.jpg?1436402573)
Também foi necessário abrir o local para oferecer um acesso principal que reflete uma identidade forte e imponente sobre a via pública. A entrada, uma importante ponte de intersecção converte-se em um beiral de acesso com um aspecto inegavelmente contemporâneo. Tal elemento confere uma nova imagem à escola, ancorado na textura urbana, e projeta um futuro duradouro. Um trabalho de cores oferece uma luminosa moldura ao projeto e cria uma unidade total graças às fachadas.
![](https://images.adsttc.com/media/images/559d/c578/e58e/ced8/0f00/0194/newsletter/20395-preview_low_921-8_20395_sc_v2com.jpg?1436403050)
Dentro dos limites da escola secundária, existe um verdadeiro ecossistema. A massa vegetal, por sua densidade e pela sombra que proporciona, a qual é essencial em um clima mediterrâneo capaz de chegar a temperaturas muito altas, contribui para a ambiência do local. As salas de ensino teórico são combinadas aos lugares para as aulas práticas na forma de uma estufa/horta e espaços para a venda de aves.
![](https://images.adsttc.com/media/images/559d/c4c5/e58e/ced8/0f00/0190/newsletter/20378-preview_low_921-8_20378_sc_v2com.jpg?1436402870)
As estufas da escola de agricultura deveriam ocupar a posição central por causa da sua função primordial dentro da escola. De fato, elas são o lugar para os primeiros experimentos que permitem aos alunos estarem verdadeiramente em contanto com a prática.
![](https://images.adsttc.com/media/images/559d/c562/e58e/ced8/0f00/0193/newsletter/20396-preview_low_921-8_20396_sc_v2com.jpg?1436403028)
O clima ideal dentro das estufas garante uma produção de flores durante todo o ano e portanto lhes permite desempenhar plenamente sua função, diretamente relacionada com a pedagogia da criação. As estufas são os lugares que representam o "saber aprender" e o "como ensinar", evidenciando assim a postura ética desejada pela escola.
![](https://images.adsttc.com/media/images/559d/c3ae/e58e/cedd/4d00/016e/newsletter/20368-preview_low_921-8_20368_sc_v2com.jpg?1436402591)